quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Posse da Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres-Márcia Santana

Foto:Palácio Piratini /Antonio Paz      

RETIREI A CÓPIA DA FOTO E A REPORTÁGEM ESCRITA DA :
NOTÍCIAS GAZETA
 (http://www.gaz.com.br/noticia/256741-assume_a_secretaria_de_politicas_publicas_para_mulheres.html )


                                                         Que foi Publicado por :Marília Nascimento

Com o desejo de buscar a construção de uma sociedade que reconheça as diferentes faces,diversidades e identidades da mulher gaúcha,tomou posse nesta segunda-feira ,10,a nova secretária de Políticas  Públicas para as Mulheres,Márcia Santana.
Com o Auditório do Centro Administrativo do Estado lotado. (a assistente social repetiu a frase da Presidenta Dilma Rousseff e disse: sim, a mulher pode.

A Secretária prometeu que um dos seus primeiros atos será a assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. "Iniciaremos esta nova etapa da caminhada ,honrando uma antiga dívida que o Rio Grande do Sul tem com a mulheres gaúchas ,assinando de imediato este importante instrumento de gestão, que possibilitará nivelar , conhecer e fortalecer a rede de proteção para as mulheres no Rio Grande do Sul . "

Segundo a Secretária ,é preciso conhecer esta rede, identificando em cada município quais as prioridades, os investimentos e como é estabelecida a transversalidade no moento de pensar as políticas de gênero em cada região.Ela também destacou a importância do restabelecimento da relação do Governo do Estado com o Governo Federal, para buscar os investimentos necessários para implementação dos diversos projetos da secretaria. "É preciso ampliar ,fortalecer e qualificar os serviços de atendimento as mulheres no Estado, sejam elas de Casas de Abrigo , Delegadas especializadas ao atendimento a mulher, Centros de Referência ,e criar um aparato de serviços de excelência e de qualidade",acrescentou.

Entre as prioridades da sua pasta,destacam-se a capacitação de 40 mil mulheres para inserção no mundo do trabalho, a fim de atender às demandas do setor produtivo.Márcia Santana ainda inclui na lista de prioridades da Secretaria de Políticas Púplicas para as Mulheres a promoção da maior participação das mulheres nos espaços de poder,com amplo debate na sociedade sobre a importância do tema.

Nessa relação está o apoio e o desenvolvimento de políticas para o enfrentamento da violência contra mulheres , além do fortalecimento e rearticulação da rede de atenção às mulheres. " Vamos reordenar o Centro de Referência Estadual  da Mulher  Vânia Araújo, que deverá ter a atribuição de assessoramento técnico aos Centros de Referências Municipais, e violência".

Para a Ministra Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, ao ocupar a função de Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres , Márcia Santana desbrava um caminho como mulher." Por ser uma mulher negra, e isso é muito relevante , a posse da Márcia é, neste momento para o Rio Grande do Sul ,um acerto do Governador Tarso Genro , porque o Brasil precisa enfrentar igualmente as discriminações de gênero e etnias. "
Participaram da cerimônia de posse ,a primeira-dama do Rio Grande do Sul ,Sandra Genro , a prefeita em exercício de Porto Alegre , Sofia Cavedon , além de secretários ,parlamentares e convidados,assim como muitos jornalistas.

COMO EU TAMBÉM ESTAVA PRESENTE NA POSSE DA ILUSTRÍSSIMA SECRETÁRIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES-MÁRCIA SANTANA, MINHAS FOTOS E TEXTO ESTÃO LOGO ABAIXO: 


Local:Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari
Dia:Segunda-Feira 10/01/2011.às 14h30min.


Cerimônia de Posse da Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana.


Auditório lotado , pessoas não conseguiram entrar.


Jornalistas eram muitos.


Márcia Santana/ esta foto pertence ao fotógrafo Bruno Alencastro / Sul21.



Ministra da Secretaria de Direitos Humanos , Maria do Rosário.



Sandra Genro


Esta foto é do fotógrafo Bruno Alencastro /Sul21. 


Márcia Santana entregando como um ato de primeira ordem (a assinatura do pacto Nacional de Enfrentamento  à Violência contra as Mulheres); para a Prefeita em exercício de Porto Alegre Sofia Cavedon.
Esta foto é do fotógrafo Luciano Lanes /pmpa.


No encerramento a maioria das pessoas queriam abraçar ou tirar foto com a ilustríssima Ministra da Secretaria de Direitos Humanos -Maria do Rosário e com a Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres-Márcia Santana.


Ministra da secretaria de Direitos Humanos- Maria do Rosário
Também falou: "As Sociedades Humanas e particularmente a Sociedade Ocidental ,produziu em relação as mulheres um lugar de desigualdade conferindo a nossa presença no mundo a restrição dos espaços privados e ao longo de muitos anos  como pioneiras, talvez das mulheres que nos antecederam  nas mães e avós, naquelas que sonharam ,que desejaram ,que pensaram num mundo de igualdade exista maior e a mais importante  inspiração para os importantes espaços que hoje,que nós estamos constituíndo , nos dias atuais ,no Brasil ,no mundo contemporâneo e aqui no Rio Grande do Sul."

Ainda disse: "A Márcia trouxe o compromisso do enfrentamento da violência e da exploração sexual que não começa com as mulheres adultas mas a violência de gênero começa com as crianças no âmbito da exploração sexual ,do abuso e da violência;especificamente estabelecida contra as meninas.Queremos atuar nesta área,nesta questão como prioridade e olhar-mos também para o avançar da idade e para o desafio do envelhecimento com qualidade de vida e respeito pleno para as mulheres ,para os homens .Mas aqui particularmente compreendermos que estamos vivendo no Brasil um amplo e profunda mudança demográfica   e proporcional de um modo geral que exigirá de nós um avançarmos em termos de qualidade de vida .Para mulheres  e no ambiente das suas famílias para as famílias como um todo e para aquelas que tem 60 ,80 anos ou mais e que tem consigo a sabedoria dos anos vividos e precisam encontrar o aporte e as condições de sistemas que interajam do âmbito da assistência social ,da saúde , do respeito , da cidadania e da educação para superação das questões que estão sendo colocadas. É nossa tarefa também atuar-mos  no enfrentamento das desigualdades no campo e na cidade . E aprendermos com a sabedoria das mulheres que no passado defenderam a terra , a profissionalização , a luta das camponesas ; Compreendendo que essa luta pela terra , é parte de um Brasil mais justo ,de um Brasil democrático e de um Brasil melhor para viver.  "



A mulher sempre foi discriminada ao longo da história ,claramente podemos ver a luta pelos seus direitos , na sociedade e no mundo ,mesmo sendo o sexo mais frágil .
Tendo como meta seguir seu sonho ou sua realidade, enfrentando as barreiras do preconceito racial, étnico, da gravidêz ,do curso superior no qual é minoria ,ou classe social ,ou cargo no trabalho no qual existe barreiras do preconceito, dentre outros como por exemplo religioso.
Assim como no passado as mulheres eram tidas como objetos e eram vendidas ou trocadas,ou ainda  como sendo saco de pancadas ,como até hoje existe.
A mulher que quer realmente viver deve dar um basta ,e começar vida nova, orando e não aceitar mais os preconceitos só assim poderá desfrutar de uma vida digna  e sonhar com seu futuro mais digno. 
 Uma coisa que noto nas mulheres é que muitas se ajudam , não por ter um compromisso com a outra ; Mas por ser de igual valor ,como sendo mulher. Estamos vivendo momentos em que as mulheres estão em  lugares que antes eram normalmente dos homens. 
Assim como na Bíblia fala da drácma perdida -que significa uma virtude daquela mulher. A primeira significava o amor dela para com o marido.A segunda significava a fidelidade para com ele. a terceira a virtude de viver limpa para ele e assim por diante a quarta ,a quinta e até a décima .Ela havia perdido uma, por isso estava atráz dela até achar ,quando achou  reuniu amigas e vizinhas e alegrou-se e se arrependeu por ter perdido. A mulher que se arrepende e que têm virtudes , Deus as abençõa !
A mulher que procura dividir com a que não têm ,não costuma ter maldade , ésta não vive com pensamentos maus ou com disputas  e decisões partidárias. Esta então é humilde e confia sua vida e família à Cristo Jesus.Por isso é abençoada verdadeiramente.
Em Gálatas 5 :22 diz que devemos ter: amor ,gozo, paz , longanimidade , benignidade ,bondade ,fé ,mansidão ,temperança.










Nenhum comentário:

Postar um comentário